domingo, 14 de novembro de 2010

Vida de Tutor

Considero a vida de tutor muito boa, de acordo com as experiências que tive até o momento. É claro que tem suas vantagens e desvantagens, como tudo na vida, e procuro sempre ser realista, pesando as coisas boas e ruins.

Vejo grandes possibilidades na EaD, na sua essência: o ensino à distância nos permite conciliar outros trabalhos, essa proposta de dar mais autonomia aos alunos é bastante válida. A distância física é superada através da internet, dessa forma, podemos nos fazer sempre presentes.

Acredito que o trabalho do tutor varie muito em função de diversas coisas: metodologia adotada pelo tutor, metodologia / conteúdo / cronograma adotados pelos professores conteudistas, disciplina ministrada, pólo, e até mesmo o "grau de maturidade" dos alunos. Por isso, volto a dizer que nenhuma disciplina é igual a outra, nem as turmas o são. Daí uma grande diferença de pontos de vista entre tutores.

A questão da autonomia dos alunos é uma realidade que ainda não foi totalmente assimilada por muitos deles. Eles ainda esperam respostas prontas, querem uma aula bem tradicional nos encontros presenciais (sobretudo na revisão) e nos chats, ao invés de discutir sobre um tema, acabam por fazer perguntas e tirar dúvidas. Se eu proponho algo diferente, eles só fazem se valer nota, pois alegam não ter tempo para outras coisas...

Gostaria muito de estimulá-los a desenvolver pesquisas, de fazer com que a realidade deles seja um pouco parecida com a dos cursos presencias, em alguns pontos, como seminários, incentivo a pesquisas e eventos culturais, etc. Mas a realidade deles deve ser respeitada: se algo desse tipo é inviável, paciência...

No mais, acredito que a vida de tutor, assim como a vida do professor, de forma geral (não vejo muita diferença entre os cargos), permite que a gente invista em atualização, nos proporciona novas experiências, conhecer novos lugares e pessoas, enfim, precisa melhorar, como muita coisa à nossa volta, mas me sinto feliz com todas as minha atuações e espero que venham outras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário