sábado, 27 de novembro de 2010

O chat, agora com minhas palavras

Para o planejamento de um bate-papo, é necessário prever o tempo, o número de participantes e o(s) tema(s) do chat. Essas informações devem ser previamente repassadas para os alunos e o horário combinado com eles. É imprescindível que o tutor prepare-se para o bate-papo, no sentido de estudar, ler atentamente a aula ou texto que será abordado no chat. Essa preparação deve ser feita no intuito de planejar idéias a ser discutidas, questionamentos e reflexões, além de “antecipar” ou “prever” eventuais dúvidas que possam surgir.

Isso por que muitos alunos aproveitam o momento do bate-papo para tirar dúvidas ou esclarecer algo que não ficou muito evidente na aula ou no texto. Muitos pedem dicas ou informações sobre como fazer os portfólios. Essas perguntas são bem comuns em minhas disciplinas, e são compreensíveis, pois esse momento realmente se assemelha muito a um encontro presencial, onde uma pergunta puxa outra e podemos esclarecer as dúvidas no momento em que o aluno está presente no chat, evitando ambigüidades e falhas de interpretação das mensagens. O cuidado a ser tomado nessas ocasiões é de não desviar muito o tema do chat e se o assunto é inevitável, não deixar que ele comprometa o tempo do chat, que é bem curto. Assim, as respostas devem ser o mais claras possível.

A interação entre os participantes, em geral quando a turma já é veterana, se dá espontaneamente, eles mesmos conversam entre si, concordando, discordando, questionando. Mas o tutor, como mediador dessas discussões, pode se dirigir diretamente àqueles alunos que não estiverem se manifestando, enviando-lhes perguntas sobre o comentário de um colega no chat, pedindo para que dê sua opinião, etc.

É comum entre os alunos que já passaram por mim chamar o chat de “chato”, por motivos diversos: conexão lenta; instabilidades do sistema, que resulta na não visualização das mensagens ou na “queda” do bate-papo; excesso de pessoas no chat, que resulta na demora ou ausência de respostas por parte do tutor. Muitos acabam participando apenas por obrigação (a questão da freqüência) e outros simplesmente não comparecem e dão uma desculpa qualquer.

Sobre essa questão, é importante mostrar aos alunos a importância do chat, não só a presença, a carga horária, mas salientar que o chat é um momento de proximidade com o tutor e com os colegas, um momento de interação e diálogo, um momento de ampliar conhecimentos.

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