sábado, 27 de novembro de 2010

Passo-a-passo para o planejamento de uma sessão de chat

Durante o curso de formação de tutores que fiz ano passado, o tema "chat" também foi contemplado e tivemos as seguintes informações, importantíssimas para planejar um chat. Essas informações, na realidade, foram fundamentais pra mim, que quando comecei a atuar como tutora ainda não tinha feito o curso e, consequentemente, não realizava todos esses passos do planejamento do chat.

1º Passo

Defina com clareza os objetivos da atividade, para que não se perca o foco da discussão, uma vez que podem surgir diversos temas paralelos durante a conversação.

2º Passo

Planeje o chat para que a sessão ocorra com duração de uma hora. Bate-papos muito extensos costumam ser contraproducentes.

3º Passo

Organize sua turma em grupos de no máximo 10 alunos. Uma quantidade muito grande de participantes pode tornar a comunicação confusa, prejudicando a interação. Assim, caso seja necessário, divida a turma e realize uma sessão para cada grupo formado.

4º Passo

Prepare-se com antecedência, envie uma mensagem para os alunos informando o horário da sessão de chat, o objetivo e as regras de conduta. É importante que essas regras estabeleçam com clareza os comportamentos que viabilizarão a interação e o processo de comunicação. Oriente seus alunos a evitar discussões paralelas, que fujam aos temas discutidos.

5º Passo

Envie para os seus alunos as informações sobre a netiqueta para que todos possam agir com cortesia durante o chat. A idéia é evitar ações que prejudiquem a comunicação, como flood (repetição de frases) ou escrita em letras maiúsculas, onde se tem a impressão de que se está gritando com os demais.

6º Passo

Permaneça atento às intervenções dos alunos, promova a interação, a troca de idéias e evite que a discussão se desvie dos objetivos pretendidos. Direcione a discussão para um tema de cada vez, dividindo o tempo entre os diversos assuntos da pauta.

7º Passo

Após a sessão de bate-papo, disponibilize uma cópia da conversação em formato de texto no material de apoio do curso. Desta forma, aqueles que não puderam participar da atividade terão acesso ao conteúdo das discussões.

Observação

Apesar de ser a forma de interação que mais se assemelha a uma aula presencial, evite utilizar muitas sessões de bate-papo ao longo do curso. Neste caso, a flexibilidade de tempo e a adaptação a diferentes estilos de aprendizagens, algumas das principais vantagens da EaD, ficariam comprometidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário