terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ações necessárias do tutor à distância

"Acredita em anjo? Pois é, sou o seu..."

As experiências mais consistentes que tive até o momento como tutora foram as disciplinas de Literatura Portuguesa no curso de Letras da UFC. Isso limita e direciona o meu discurso, pois falo apenas daquilo que sei. Pode ser que em outros cursos e outras instituições haja outras atribuições do tutor, mas explicitarei apenas aquelas que vivenciei.

Começarei falando da parte prática: o tutor deve, inicialmente, se inteirar da disciplina: o conteúdo, as datas das atividades, formas de avaliação, número de fóruns, portfólios e chats (bem como o assunto dos mesmos) e até mesmo dos alunos, se possível (quantidade, nome, etc.).

Em seguida, devemos nos informar também acerca do pólo para o qual iremos, condições de estrada, transportes, locais de hospedagem e de realização dos encontros presenciais, clima, enfim, tudo aquilo que é relativo aos preparativos da viagem. É muito importante ressaltar a importância de fazer um contato prévio com o tutor presencial, pois é fundamental que atuemos em conjunto. Cabe ao tutor presencial, disponibilizar material didático como datashow, computador, retroprojetor, etc. e cabe ao tutor à distância solicitá-lo com, pelo menos, sete dias de antecedência.

Como qualquer professor, devemos preparar nossos encontros presenciais, com material diversificado. No primeiro contato com os alunos, gosto de levar informações gerais sobre a disciplina (ementa, objetivos, conteúdos, datas importantes, temas dos portfólios, fóruns e chats, critérios de avaliação, etc.), além de definir as datas e horários dos chats, bem como divisão de grupos (caso haja algum portfólio em equipe). Também gosto de levar algum video motivacional, ou música que esteja relacionada com a disciplina ou a EaD. Nesse momento, aproveito para me colocar na posição de amiga dos cursistas, mas peço a colaboração deles em relação a prazos para entregas dos trabalhos.

Durante a disciplina, cada um a seu modo, os tutores devem tentar minimizar a distância física e aumentar a proximidade, virtualmente falando, ou seja, não deixar que os alunos se sintam sozinhos. Eu, particularmente, costumo mandar mensagens aos alunos no ínicio de cada semana, com todas as informações daquele período, tais como: tema da aula, fórum (com data do início e do término), chat (com dia e hora), portfólio, etc. No fim das mensagens, sempre me coloco à disposição deles, para eventuais esclarecimentos. Um ou dois dias antes do término de uma atividades, mando mensagem para aqueles que ainda não participaram, incentivando-os a fazê-lo.

A linguagem utilizada pelo tutor é um ponto que deve ser visto com cuidado, pois não pode ser muito fria, distante do aluno, nem rígida, dura demais. Em contrapartida, não devemos ter "intimidades", mantendo uma postura séria, que não dê margens a mal entendidos. É importante usar palavras amenas, como "atenciosamente, "cordialmente", "um abraço a todos" , ou algo do tipo. As palavras também são importante instrumento na motivação dos alunos, podendo também, se usadas incorretamente, desencorajá-los.

Nos fóruns e chats, nossa missão é mediar as interações dos alunos, estimulando aqueles que ainda não se manifestaram a dar sua opinião, incentivando o diálogo entre eles, reforçando as "boas maneiras" no ambiente virtual, corrigindo delicadamente uma colocação que não esteja correta, ou mesmo pedindo para que eles revejam aquela informação, solicitando que os alunos escrevam com suas palavras aquilo que eles pesquisaram em livros ou sites, zelando para que eles não desviem o assunto, respondendo dúvidas que possam surgir...

Já em relação aos portfólios, minha opinião é que devemos ser criteriosos ao avaliar, explicando para os alunos os conceitos de "autoria" e "plágio". Essas questões devem ser abordadas desde o primeiro contato com eles, mostrando a importância da pesquisa fundamentada em referências bibliográficas aliada às ideias e reflexões deles acerca de um texto ou de um outro tema qualquer.

Essencial para a prática da tutoria, a meu ver, é dar, sempre que possível, um retorno aos alunos, no que diz respeito não apenas às duvidas e questionamentos deles, mas também ao seu desempenho, como notas e cometários sobre avaliações. Isso confere credibilidade ao seu trabalho, tanto com os alunos como com os coordenadores. Aliás, o diálogo com estes também é fundamental para o exercício da tutoria.

No mais, as ações dos tutores não diferem muito das ações dos professores que estão em sala de aula presencial: nós temos que ministrar aulas, aplicar provas, corrigir exercícios e avaliações, estimular e mediar discussões, propor reflexões e críticas aos alunos, incentivar o diálogo, motivar aqueles alunos que por quaisquer motivos não estão participando como deveriam, além de, muitas vezes "ouvir" queixas, consolar aqueles que estão passando por algum problema ou dificuldade, aplaudir boas atitudes/ interações, chamar atenção (com jeitinho) daqueles que não estão contribuindo muito. Muitas vezes, somos o anjo da guarda dos nossos alunos, lembrando das atividades, tirando uma dúvida, não deixando que eles se percam ao longo do difícil caminho da educação à distância...

Enfim, é muito bonito e altruísta.

E eu me orgulho de fazer tudo isso. Ou, pelo menos, eu tento!

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