sábado, 11 de dezembro de 2010

Práticas Avaliativas

A imagem me lembra uma velha expressão de "abrir a cabeça do aluno e colocar o conteúdo lá dentro". Dizia-se isso quando todas as opções metodológicas não haviam funcionado e o aluno ainda não teria compreendido o assunto, abrir sua cabeça e colocar o conteúdo lá dentro seria a única alternativa possível, na realidade, é uma crítica, já que tal prática é impossível.

A princípio, me parece que é aquela velha concepção de que o professor é o detentor absoluto do conhecimento e a avaliação seria a forma de conhecer o que há na cabeça do aluno e consertar, com o auxílio da ferramenta, aquilo que estivesse errado.

Por outro lado, pensando em práticas avaliativas, podemos considerar que a figura sugere uma avaliação do conhecimento do aluno, o suposto professor observa o que há na cabeça do suposto aluno, utilizando uma ferramenta para isso. É o que fazemos cotidianamente em nossa prática pedagógica, avaliamos o que o aluno conseguiu reter, em relação ao conhecimento adquirido sobre determinado conteúdo, utilizando ferramentas para atingir objetivos específicos (avaliações, portfólios, fóruns, seminários, etc.)

Enfim, creio que os dois pontos de vista são válidos.